Uma experiência de sucesso

Prof. MSc. Idalberto José*

Sou professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília desde 2001, apaixonado pelo ensino e pela formação integral discente. No decorrer dos anos, aprimorei minhas competências quanto aos conhecimentos de contabilidade, administração, tecnologia da informação e educação, entre outros.

No período de 03/fevereiro/2005 a 12/agosto/2005, tive a grata satisfação de participar do Curso “Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional na Universidade – Em Estilo Salesiano”, realizado pela Universidade Católica de Brasília. Neste curso, elaborei trabalho de conclusão demonstrando a aplicabilidade dos conteúdos do grupo de aprendizagem cooperativa e tecnologia educacional na universidade no estilo salesiano de educar no planejamento de ensino da disciplina Contabilidade Geral II, do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília.

Dentre as minhas realizações, sob o escopo da Aprendizagem Cooperativa, gostaria de compartilhar duas experiências: a oficina “O Uso do Blog como instrumento de apoio ao ensino” e a aplicabilidade dos conteúdos de aprendizagem cooperativa e tecnologia educacional em estilo salesiano de educar no Curso de Ciências Contábeis da UCB.

A oficina “O Uso do Blog como instrumento de apoio ao ensino” tem como objetivo capacitar os docentes às atividades de planejamento e utilização do blog como instrumento de apoio e ensino. Esta atividade é dividida em dois encontros. O primeiro encontro tem o objetivo de apresentar a base conceitual requerida, visando ao planejamento e à estruturação de ações para a criação do blog, e aborda os seguinte conteúdos: O que é blog?; O blog em sala de aula; Ações para implementação do blog; A experiência do blog no Curso de Ciências Contábeis. O segundo encontro visa à aplicação prática da base conceitual em “Fazendo e Aprendendo” a estruturar e implementar o blog na disciplina escolhida pelo educador.

A essência dessa oficina está em explicitar os fundamentos da aprendizagem cooperativa e do estilo salesiano de educar aliados à tecnologia da informação. O blog é retratado como um instrumento de apoio ao ensino. Essa oficina permite uma reflexão sobre o planejamento de ensino e a incorporação de novas práticas para a sistematização e troca de experiências entre os grupos aprendizes. Dessa forma, o conhecimento é construído a partir da troca de experiências, uma vez que o não compreensível para um pode ser compreensível para o outro.

Como resultados dessa realização, podemos contabilizar a utilização do blog por alguns professores e uma forma diferente de entender como a tecnologia da informação pode auxiliar no processo de construção e compartilhamento do conhecimento.

A segunda realização permitiu ao Curso de Ciências Contábeis mudanças significativas quanto à forma de relacionamento entre educador e discente e uma nova postura dos docentes frente aos desafios para a incorporação de novas práticas e a utilização da tecnologia da informação. Inicialmente, a metodologia do Grupo de Aprendizagem Cooperativa e o Estilo Salesiano de Educar foram implementados na disciplina Contabilidade Geral II (ensino básico de contabilidade) e, a partir deste semestre, estendida para as demais disciplinas do ensino básico da contabilidade – Contabilidade Geral I e Contabilidade Comercial, pelos professores Alexandre e Carlos Daniel.

Paralelamente a essa implementação, outras disciplinas do curso também passaram a utilizar a metodologia do Grupo Cooperativo, entre elas, Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis e Perícia Contábil.

A implementação dessa metodologia se iniciou com o meu relato de experiência na disciplina Contabilidade Geral I, abordando aspectos quanto ao planejamento, reformulação do plano de ensino, a coordenação de ações, a participação discente nas atividades de coordenação e execução de tarefas, o compartilhamento de responsabilidades entre docente e discente, a avaliação das atividades, os fundamentos do grupo de aprendizagem cooperativa e estilo salesiano de educar e a utilização do Yahoo Grupos como instrumento de apoio ao ensino. Ao apresentar o Yahoo Grupos, explorei esse instrumento, como um potencial meio de propiciar a aprendizagem cooperativa, tendo por fundamentação o estilo salesiano de educar.

Todas as ações descritas para a implementação da metodologia do grupo cooperativo e estilo salesiano de educar ocorreram antes do início das aulas. O próximo passo foi o assessoramento aos professores na execução do trabalho à luz da experiência relatada.

Como resultados da segunda realização, temos o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares (pesquisas realizadas por grupos cooperativos e heterogêneos), que está em sua segunda edição, a institucionalização de três grupos de discussão no Yahoo Grupos com mais de 600 mensagens e a participação mais efetiva dos discentes na execução, planejamento e avaliação das atividades, entre outros aspectos.

Os resultados não param de ser contabilizados. Em setembro/2006, foi apresentado no EnANPAD 2006, evento classificado pela Qualis/Capes como nível “A”, artigo sobre a experiência do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília quanto ao trabalho desenvolvido na disciplina Contabilidade Geral II.

Compartilhadas essas experiências, gostaria de enfatizar que o sucesso de nossas ações está em acreditar, crer, agir e saber que nada fazemos sozinhos e que construir um Curso, uma Universidade que faz a diferença, só depende de nós.


_____________________________________________
*Professor do Curso de Ciências Contábeis - UCB
Membro do Grupo CVI

 

Envie um comentário ao autor deste relato.

 

Relato

Seu Nome

Seu Email

Mensagem

  Envie mensagem a humanitates@ucb.br com perguntas ou comentários sobre este site da Web.
Copyright © 2005 Revista Humanitates
Última modificação: Novembro - 2006